Game of Go
Epic React

Concepts
3D Modeling
Technical Drawings

Concepts | 3D Modeling
Technical Drawings

Concepts | 3D Modeling | Technical Drawings

apresentação.

Game of Go foi uma ação criada para apresentar ao público um novo modelo de tênis da Nike, em uma experiência envolvendo diversão, atividade física e tecnologia.

Esse projeto foi desenvolvido para o lançamento do tênis Nike React em 2018 na Microsoft Square - LA, e é fruto da parceria entre Wieden+Kennedy e Media.Monks para a Nike.

ponto de vista.

Neste projeto atuei na elaboração da pesquisa de referências visuais, concept art, desenvolvimento 3D, colaborando com as equipes correlatas e hand off do projeto.

Pontuando essas informações, relato neste artigo um pouco do projeto sob minha perspectiva.

imersão.

O principal objetivo desse projeto era permitir que o público testasse o conforto e estabilidade do tênis enquanto se divertia em uma experiência que integrava corrida, games e tecnologia.

Precisávamos tornar a experiência imersiva, divertida e captar pessoas dispostas a ingressar nessa jornada, independentemente do seu estilo de vida, sedentários ou atletas, todos estavam convidados a participar da ação.

O que a experiência deveria envolver?

Nike React

Tecnologia

Teste de Produto

Corrida

Power Up

Diversão

Atividade Física

Esteira

Game

Stage

Experiência
Física e Digital

Em uma primeira reunião com o time, a equipe de criação apresentou o storytelling do projeto, o fluxo da experiência e uma prévia do game que estava em desenvolvimento e já contava com uma pista de corrida virtual com 400 metros repleta de power-ups e avatares para serem escolhidos pelo público.

Sabendo disso, minha missão nesse projeto era desenvolver o palco para que esse show acontecesse.

E sim, me deu medo. :D

desenvolvimento.

Após a reunião de briefing e algumas conversas para coletar informações com o project manager responsável e equipe de engenharia, passei a me organizar e entender por onde começaria esse projeto.

pesquisa.

Tendo em mãos algumas informações sobre o local, tamanho aproximado da área de instalação e guideline da campanha, julguei que seria interessante partir para um moodboard e dei início a uma pesquisa de referências sobre o produto.

Moodboard - Nike React

Imagens retiradas do Pinterest com fontes/origens variadas.

Essa pesquisa foi importante para compreender as formas do produto e ajudar a pensar em como trazer a identidade dessa nova linha para o evento.

concept art.

A partir deste ponto comecei a desenvolver alguns sketches, pensando em como trazer a tona geometrias e linhas que remetessem ao produto, ao mesmo tempo que pudessem ter função estrutural para a instalação e servissem de abrigo para os hardwares.

Evolução dos sketches extraindo geometrias do tênis.

Adaptação da vista lateral para apoio do desenvolvimento 3D.

Depois de algumas conversas com as equipes de design, criação e cliente, entendemos que era o momento de seguir com o concept art para a modelagem 3D.

modelagem 3D.

Com o conceito geral aprovado, passei para o desenvolvimento do modelo 3D, e logo no início do processo encontrei alguns desafios em relação à como compreender e traduzir as formas para a ferramenta de modelagem.

Devo agradecimentos aos meus parceiros de bancada da equipe 3D nesse período, que me ajudaram muito, tirando algumas dúvidas e trocando ideias sobre alguns processos e conceitos de geometria.

Neste primeiro momento comecei pelo mapeamento das silhuetas e proporções, desenvolvendo um wireframe utilizando fotos do produto como base.

Evolução dos sketches extraindo geometrias do tênis.

Passei então a me aventurar pela modelagem de superfícies, uma técnica que até então, eu não havia explorado.

Não pretendo me prolongar sobre aspectos técnicos e/ou software, mas precisava pontuar que durante esse projeto eu tive uma virada de chave em relação a como eu pensava, modelava, otimizava e alinhava minhas entregas com o restante da equipe de 3D e parceiros externos.

A partir deste ponto passei a compreender como criar formas orgânicas em nurbs, e como trabalhar com controladores e guias para obter um equilíbrio entre a forma livre e o controle dimensional.

Testes de superfície com guias e controladores.

Processo de modelagem por superfícies.

Segui então com o processo de modelagem, mantendo o modelo alinhado ao moodboard e sketches, ao mesmo passo que realizava trocas constantes com a equipe de engenharia, adaptando espaços para a instalação de equipamentos de hardware.

Organização de hardware.

Após organizar os componentes de hardware e finalizar a modelagem geral, passei a renderizar algumas cenas para compreendermos como seria o layout da instalação.

Depois de pesquisar, desenhar e modelar, chegamos a um projeto conceito, contendo alguns estudos de organização da área do evento e arquivos 3D.

entrega.

Após alguns alinhamentos com a equipe que coordenava o projeto em LA, passei a compilar os modelos 3D, detalhar algumas vistas em 2D para referências e me mantive à disposição das equipes.

Esse projeto foi entregue a uma equipe parceira, que seguiria com a fabricação e possíveis adaptações do projeto por motivos de viabilidade técnica, processos de fabricação e/ou prazos.

evento.

O evento aconteceu de maneira tranquila e dentro do planejado.

Deixo aqui algumas imagens do evento.

Imagens retiradas dos sites da Media.Monks e FWA.

O vídeo a seguir mostra um pouco mais sobre o desenvolvimento, montagem e entrega do projeto.

Vídeo de cobertura com um overview do evento. - Fonte: canal da Media.Monks no Vimeo.

conclusão e considerações.

Trabalhar neste projeto foi muito legal.

Transformar um tênis em uma instalação e tornar a experiência e utilização de um produto lúdica e divertida para as pessoas foi algo que eu nunca havia pensado até então.

Do ponto de vista técnico, foi um projeto desafiador.
Aprendi recursos novos dentro de uma ferramenta que eu já utilizava há algum tempo e encontrei uma nova gama de possibilidades para o meu workflow.

Como sempre, participar da criação e execução de projetos com essa equipe, foi algo muito legal, com muita colaboração e diversão, desde o recebimento do briefing até a entrega do projeto.

agradecimentos.

Essa sessão de agradecimentos se repetirá muito aqui no meu portfólio e se faz necessária, porque ninguém trabalha sozinho e todas as pessoas do backstage devem ser reconhecidas.

Sou grato as empresas envolvidas e a equipe gestora por permitirem que eu fizesse parte desse projeto.

Agradeço a diretoria, gestão, time criativo, desenvolvedores, engenheiros e makers pelo suporte.

Meu agradecimento especial aos meus grandes amigos de bancada Henrique Kazuo Tamashiro e Rodrigo Krieger, obrigado pelas trocas de referências, conversas técnicas, conversas aleatórias e parceria durante o desenvolvimento desse projeto.

Deixo um agradecimento especial também ao grande Elijah Hatem, um Project Manager sensacional, que a todo momento nos ajudou a remover pequenos obstáculos que encontrávamos e clareou nosso caminho.

Valeu! =D

obrigado pela sua atenção, e...

se quiser conversar

pode me chamar!

;D

contact.

voltar ao topo